top of page
Programa Ato de Amor
Tema 3-Aprendendo com a dor

"Toda dor é educativa, um convite para amadurecermos, uma proposta de transformação"

Resumo

Tema 3 - Aprendendo com a Dor

Tema 3 - Aprendendo com a Dor

Tema 3 - Aprendendo com a Dor
Tema 3 - Aprendendo com a Dor

Tema 3 - Aprendendo com a Dor

12:32
Reproduzir vídeo
Tema 3 -  Como usar a dor para se transformar? - Conversando com Rosana De Rosa

Tema 3 - Como usar a dor para se transformar? - Conversando com Rosana De Rosa

07:44
Reproduzir vídeo
Tema 3 - Meditação Aprendendo com a Dor

Tema 3 - Meditação Aprendendo com a Dor

08:23
Reproduzir vídeo
Tema 3 - Aprendendo com a Dor -  Fechamento

Tema 3 - Aprendendo com a Dor - Fechamento

08:50
Reproduzir vídeo

O terceiro tema Aprendendo com a Dor, é um divisor, pois em um primeiro momento as pessoas sempre têm tendência em dizer que não estão aprendendo nada com a dor. Mas aos poucos elas vão perceber, através dos exercícios e diálogos que o grupo promove, que na verdade toda dor traz também um grande aprendizado. É o momento de meditarmos sobre o que podemos despertar através da dor na nossa vida. A dor é um convite para amadurecermos, é uma proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão. Através da morte, vamos descobrir o valor da vida, porque para lidar com a dor vamos ter que entrar em contato com nossas as qualidades, resiliência, paciência, e vamos ativar em nós uma série de qualidades. Vamos perceber que a dor não é um castigo como muitas vezes se prega, ou uma punição. Deus não está nos perseguindo porque não fomos bons. Não fomos educados para entender a morte como parte da vida, mas a morte existe porque faz parte do ciclo da vida. Aqui vamos entender que a dor é uma experiência real, que temos que passar por ela, já o sofrimento é a não aceitação dessa experiência que passamos. É quando ficamos apegados a dor.

#1 Apresentação do tema

Toda dor é um convite para amadurecermos. A dor é a proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão de realidade, um balanço de nossos valores, uma mudança de rota.  Quando enxergamos a dor como um castigo ou uma injustiça não prendemos com ela e temos o sofrimento. O sofrimento é o apego a dor que não aceitamos ou não entendemos. A dor faz parte do processo da vida. É com o autoconhecimento que aprendemos que a dor pode ser uma incrível maneira de amadurecermos, aprendendo com ela. 

#2 Exercício
Ajudando o emblema Mão

Como você pode aprender com a dor, compreender a dor? Como encontrar sentido positivo para validar a dor como uma realidade, um despertar, uma transformação, uma jornada com outra visão, acolhendo-se? Escute o áudio com as reflexões da Rosana de Rosa sobre o Aprendendo com a dor e encontre uma oportunidade de aprendizado e transformação interior. Apesar da dor ser grande, o que você tem aprendido com ela? O que ela tem trazido de amadurecimento para a sua alma?

Qual é o seu aprendizado com a dor?

Caixinha Ex Aprendendo com a Dor.jpg
#3 Meditação

Sinta o poder maravilhoso que a meditação guiada por Rosana de Rosa lhe possibilita. Reserve um espaço tranquilo, silencioso, feche seus olhos e entre em contato com seus sentimentos através do áudio. 

#4 Estudo

A dor é uma experiência real, o sofrimento é a não aceitação dessa experiência que passamos. E como não queremos passar, não a aceitamos. Queremos que a dor não seja uma realidade, apesar dela já ser. e nos paralisamos, entramos em conflito, desordem interior, lutas internas. A possibilidade de aprender com a dor desperta uma nova visão sobre o luto, amplia nosso conhecimento, nos amadurece. É possível aprender  com a dor e transformá-la. E ao transformar a dor teremos escolha de nos manter em sofrimento ou sermos gratos pela oportunidade dessa experiência real.

#5 Fechamento do tema

A ferramenta Aprendendo com a dor nos trouxe uma nova visão do que a dor representa. A dor já não é um castigo, ela nos amplia, nos conecta ao amor. A dor é um processo da vida, um processo que nos auxilia a crescer, aprendendo a lidar com algo que a vida nos trouxe. O sofrimento é a dor que eu não aceito e ele pode nos paralisar e então não conseguimos absorver tudo que a dor pode nos trazer.. O sofrimento é a consequência da dor e ele não é necessário nesse processo.  Quando conscientes de que a dor pode ser aprendizado, não ficarmos apegados na dor como sofrimento. Reconfigurar a dor é vê-la como um processo de aprendizado. 

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Uma maravilhosa conversa lhe espera no Conversando com Rosana de Rosa. Após as reflexões e o exercício, descanse seu coração e receba este colo amoroso. Este bate-papo especial desenvolvido pelo Programa Ato de Amor é para que aos poucos você desenvolva a capacidade de autoconhecimento e assim, valide e aprenda com a dor que o luto lhe trouxe. 

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-pena-com-tinta-50 (1).png
icons8-prayer-50 (2).png

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Ajudando o emblema Mão
Depoimentos

Conhecimento que me liberta

"A oração de hoje veio perfeita para mim, em cada palavra... Preciso muito de conhecimento, de aprendizado para passar por todo esse processo, o grande desafio que a vida me impôs... me livrar da revolta, da negação, dos porquês, abrir meu coração para uma grande transformação, é o que quero me tornar: uma pessoa melhor! Honrando todo amor que tenho por minha filha e homenageando infinitamente nossa linda história de AMOR! Tudo que tenho conseguido acompanhar até agora, com meu esforço de um ser humano ferido e cheio de defeitos (EU RECONHEÇO) , mesmo assim tem me feito um bem enorme, GRATIDÃO à vocês, aos relatos, depoimentos e experiências partilhadas com tanta amorosidade e generosidade. Também à todos os vídeos e meditações tão profundas, à todas as palavras tão bem colocadas, tão sábias, cheias de carinho [...]

bottom of page