Programa Ato de Amor
Tema 2 - Contato com os Sentimentos
"Para aprender a lidar com os sentimentos,
precisamos conhecê-los e validá-los"
Resumo
O segundo tema do Programa Ato de Amor é o "Contato com os Sentimentos". O objetivo desse tema é deixar que os sentimentos apareçam e possamos identificá-los e validá-los. Para que possamos lidar com os nossos sentimentos, precisamos conhecê-los, precisamos dar nome a eles e é nessa fase então que as pessoas vão dizer: "Eu sinto raiva, culpa, estou chateada com Deus, estou chateada com o outro, comigo mesma...". Nessa fase, vamos investir em nos auto conhecer, nos aceitar, para assim tornarmos a nossa vida mais serena. Vamos acolher o ocorrido sem desespero, e usar a dor para amadurecermos e crescermos. Ainda é uma fase em que trazemos de dentro para fora os sentimentos, e validamos que é permitido sentir cada um desses sentimentos. Conhecer e trabalhar os sentimentos faz parte dessa jornada. Deus não nos testa para ver o quanto somos capazes de suportar a dor, Ele nos oferece experiências para transcendermos.
"Chorar proporciona alívio, diminui a pressão e nos possibilita começar a lidar com as nossas emoções" (Rosana de Rosa)
Tema 2 - Contato com os Sentimentos
Tema 2 - Contato com os Sentimentos
Tema 2 - Contato com os Sentimentos
Tema 2 - Contato com os Sentimentos - Conversando com Rosana De Rosa
Tema 2 - Meditação Contato com os Sentimentos
Tema 2 - Contato com os Sentimentos - Fechamento
#1 Apresentação do tema
Quando entramos em contato com nossos sentimentos, vamos validar e identificar o que sentimos, entrando em um processo de aceitação e de autoconhecimento. Vamos dar nomes aos sentimentos, para assim poder cuidar melhor das nossas emoções?
#2 Exercício
Coloque-se diante de um espelho e olhe para os seus olhos profundamente. Olhe para ele e diga: “eu valido a minha dor e me permito sentir as emoções que essa dor me traz. Eu valido, eu entendo, eu sinto, eu sei que ela é minha, eu não nego, eu valido a minha dor.” Feche os olhos… aguarde alguns segundos mantendo-se ali na frente do espelho. Agora abra os olhos novamente, olhe profundamente dentro dos seus olhos e diga: “eu valido o meu amor e permito sentir as emoções que o amor me traz. Valido, porque atrás da dor do luto há um grande amor pelo meu ente querido.” Na verdade, essa dor está acontecendo porque você sente um grande amor.
Observe novamente o seu corpo por alguns segundos. O que seu corpo sente? O que seu corpo diz pra você quando você valida o seu amor.
Através do exercício, vamos nos conectar com o que há de mais valioso no nosso ser: nossos sentimentos. Ouça o áudio da querida Rosana de Rosa, se entregue e depois escreva todos os sentimentos que vieram a tona com o exercício.
#3 Meditação
Que tal trabalharmos nossos sentimentos que vieram a tona com o exercício com esta linda meditação guiada pela Rosana de Rosa? Vamos acalmar a mente, respirar de forma tranquila, fechar os olhos e deixar que essa doce voz nos conduza... Depois desses minutos de relaxamento, observe como se sente, o que fluiu dentro de você e entre em contato com esses sentimentos.
#4 Estudo
Quando entramos em contato com nossos sentimentos, temos a oportunidade de nos autoconhecermos e de nos acolhermos, despertando dentro de nós uma nova visão sobre o luto. Então podemos assim, dar nome para o que sentimos, para os sentimentos como raiva, frustração, medo, culpa... e trazemos o que estava dentro para fora, validando cada sentimento, os acolhendo com muita amorosidade quando passamos a identificar o que sentimos.
#5 Fechamento do tema
Após vários vídeos abordando ferramentas e aprendendo a importância de entrarmos em contato com os sentimentos, vamos refletir sobre duas perguntas importantes:
1) Quais são os sentimentos que estamos tendo?
2) Como temos reagido diante esses sentimentos?
#6 Conversando com Rosana de Rosa
Participe de um maravilhoso bate papo com nossa querida Rosana de Rosa sobre o contato com os sentimentos. Aproveite para ampliar seus entendimentos e reflexões que teve sobre este tema e quem sabe identificar novos sentimentos que estavam escondidos dentro de você ou perceber que conseguiu transformar alguns sentimentos que estavam te aprisionando. Aproveite esta experiência repleta de aprendizado, amor e muito carinho nessa conversa.
#7 Poema e orações
Dedicamos a vocês um lindo poema escrito pela querida autora Beve com palavras serenas e amáveis para preencher seu coração de muito amor. Além dos poemas, aqui no site você encontrará orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.
O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.
Depoimentos
Um divisor de águas
"[...]A culpa é sim um sentimento devastador. Ela me perseguiu por muito tempo mas depois que encontrei o grupo, os meus sentimentos se acomodaram e eu voltei a sorrir. A culpa ainda me ronda. Muitas vezes me pergunto: Aonde eu estava que não vi o meu filho sofrendo? Por que ele fez isso? Essas e muitas outras perguntas que são recorrentes e não tem respostas. Encontrar vocês foi um divisor de águas na minha vida e ter a oportunidade de ajudar pessoas que sofrem como nós é um presente de Deus. Espero poder dar ao menos um pouquinho do que eu recebi e recebo aqui. GRATIDÃO!."